Manga, Ipod e Webcomics

Esta noticia já é um pouco antiga, mas vale a pena ser comentada. As empresas japonesas Voice Bank, Inc. e Digital Manga Association estão disponibilizando mangas através de streaming para ser visualizados em aparelhos e iPod Touch.

Acho até que demorou para alguém começar a disponibilizar quadrinhos no Ipod. Não por acaso os japoneses foram os primeiros a fazer isso. Eu já havia comentado no meu artigo sobre A Internet e os Quadrinhos Independentes que as vendas dos mangas no Japão vem caindo nos últimos anos, enquanto ao mesmo tempo os downloads de mangas por celulares vem aumentando. Isso acontece porque os japoneses já possuem celulares com tecnologia adequada para a visualização desses mangas sem perda de qualidade com relação a mídia impressa. E se aparelhos como esses se popularizarem, será o grande pulo do gato para a em todo mundo, pois o grande obstáculo para sua difusão é o suporte físico (ler quadrinhos no monitor do computador ainda é uma tarefa incomoda pra muita gente).

Em tempo, estou curioso para ler o livro que escreveu junto com outros “quadrinistas onlines” intitulado How to Make Webcomics.

2 respostas para “Manga, Ipod e Webcomics”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.