Neste mês de maio a Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo) terá uma programação de debates, palestras e oficinas sobre quadrinhos. Confira abaixo o release do evento.
“Histórias em quadrinhos já foram marginais, já foram indesejadas. Hoje são reconhecidas como uma das portas de entrada de crianças e jovens no mundo da leitura. Assim, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura tem sua programação de maio voltada para esta arte, com palestras e oficinas, demonstrando a relação estreita entre HQ, literatura e poesia. Além disso, fará uma homenagem ao cartunista Glauco, morto em março deste ano, cuja obra será sempre uma referência em nossa cultura. Gonçalo Jr., o autor de A Guerra dos Gibis, vai ministrar um curso que terá como ênfase a evolução histórica e a censura.
Maio também é o mês da Virada Cultural. A Casa das Rosas preparou uma programação muito especial que terá como destaque os shows de Tetê Espíndola, Sérgio Ricardo, Lanny Gordin e Quarteto Kroma.
Sérgio Ricardo é outro destaque do mês. A Casa das Rosas comemora os 60 anos de carreira do artista com a exposição Artistas de Rua (de 1º a 15), o lançamento de Canto Vadio, biografia que integra a coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado, e o show ao lado do instrumentista Filó no dia 15, na Virada Cultural.”
Confira a Programação:
HOMENAGEM AO CARTUNISTA GLAUCO
Com Caco Galhardo,
Data: domingo, 2.
Horário: 16 horas.
O cartunista Caco Galhardo presta sua homenagem a uma das grandes referências em sua carreira, o cartunista Glauco Vilas Boas.
EVENTOS ESPECIAIS
FEIRA DE LIVROS DA DEVIR
Data: sábado e domingo, 29 e 30.
Horário: 10h às 20h.
A editora Devir traz grande variedade títulos de mangás, super-heróis, quadrinhos adultos e edições de arte, além de uma seleção especial de quadrinhos e álbuns importados.
CICLO DE MESAS-REDONDAS
AS ATUAIS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES DOS QUADRINHOS NO BRASIL
Data: sábado, 22.
Horário: 15h.
Mediador: Silvio Alexandre.
Convidados: André Conti (Companhia das Letras), Rogério de Campos (Conrad), Douglas Quinta Reis (Devir) e Rogério Saladino (Panini/Mythos).
Bate-papo com os editores da Companhia das Letras, Panini, Devir e Conrad sobre as recentes e significativas mudanças do mercado de quadrinhos, o crescente aumento de investimento no setor, além da produção de quadrinhos nacionais e a nova safra de autores.
MANGÁ É A NOSSA LÍNGUA: O FENÔMENO CULTURAL DOS QUADRINHOS JAPONESES NO BRASIL
Data: sábado, 29.
Horário: 15h.
Convidados: Marcelo del Greco e Arnaldo Oka, ambos da JBC.
Marcelo Del Greco (editor-chefe) e Arnaldo Oka (tradutor-chefe), dos mangás JBC, contam como funcionam a edição e a tradução dos quadrinhos japoneses, as novidades da Editora para esse ano e tudo sobre o Campeonato Mundial de Cosplay – o WCS 2010.
CICLO DE PALESTRAS
TONINHO E A PRESENÇA DA CIRCO EDITORIAL
Data: domingo, 9.
Horário: 15h.
Com Toninho Mendes.
O editor da Circo Editorial, Toninho Mendes, responderá perguntas do público sobre a trajetória das revistas Chiclete com Banana (Angeli), Revista Circo de Quadrinhos (vários autores), Geraldão (Glauco), Piratas do Tietê (Laerte), Striptiras (Laerte) e Big Bang Bang (Adão). Ao final da conversa, serão sorteados dez títulos autografados pelo editor.
QUADRINHOS COMO POESIA
Data: sábado, 22.
Horário: 13h.
Com Fábio Moon e Gabriel Bá.
Tanto em quadrinhos quanto na poesia, se você sabe escolher bem as palavras, atinge a todos de uma maneira que a prosa ou a ilustração não conseguem. O que incluir e o que deixar de fora é a chave para contar uma boa história.
A PRODUÇÃO EDITORIAL DOS ESTÚDIOS MAURICIO DE SOUSA
Data: domingo, 23.
Horário: 15h.
Com Sidney Gusman.
Há quase quatro décadas, as revistas em quadrinhos de Mauricio de Sousa reinam absolutas nas bancas brasileiras. São, pelo menos, três gerações de leitores que cresceram com as aventuras da Turma da Mônica.
BIENVENIDO AOS QUADRINHOS ARGENTINOS
Data: domingo, 30.
Horário: 14h.
Com Paulo Ramos.
Quino, Maitena e Liniers são três dos poucos autores que tiveram trabalhos em quadrinhos traduzidos e publicados no Brasil. As editoras nacionais historicamente ignoram a produção argentina de historietas. Durante a palestra, haverá o lançamento do livro Bienvenido – um passeio pelos quadrinhos argentinos.
PROJETO MEIO-DIA MOVIOLA
Especial “Histórias em quadrinhos”, com curtas-metragens adaptados dos quadrinhos.
O ASSASSINATO DA MULHER MENTAL
Joel Caetano.
Data: quinta-feira, 6.
Horário: 12h30.
Antigos heróis se juntam para desvendar o assassinato de uma ex-companheira. Durante a investigação, descobrem algo maior acontecendo.
UNDERTAKER
Cláudio Ellovitch.
Data: quinta-feira, 13
Horário: 12h30.
Um funerário sequestra Terezinha. Antônio vai tentar um resgate.
A CAUDA DO DINOSSAURO
Francisco Garcia.
Data: quinta-feira, 20.
Horário: 12h30.
Baseado em obra original de Angeli. No submundo decadente de uma cidade em ruínas, onde tudo era proibido, uma mulher busca o último dos prazeres.
SUPER-HERÓI FORA DE SÉRIE – 2006
Ale McHaddo e Paulo de Tarso Mendonça “Disca”.
Data: quinta-feira, 27.
Horário: 12h30.
Um jovem nerd, fã de quadrinhos, não está contente com sua vida. Inspirado nos personagens que lê, decide criar uma identidade secreta.
CURSOS
As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Documentação necessária: 1 foto 3×4; xerox do RG; xerox do comprovante de residência.
Com entrega de certificado (mínimo de 70% de frequência).
Taxa: R$ 10,00.
Obs.: Solicita-se o envio de carta de intenção para avaliação dos professores que irão ministrar os cursos e oficinas da Casa das Rosas em maio.
Endereço: contato.cr@poiesis.org.br.Título: carta de intenção.
HQ E A REBELIÃO DA LINGUAGEM
Com Reynaldo Damazio.
Data: quartas-feiras, 5, 12, 19 e 26.
Horário: 19h30 às 21h30.
Vagas: 35.
Curso abordará criadores de histórias em quadrinhos da segunda metade do século XX que realizaram variada experimentação com as linguagens literária e da ilustração. Entre os autores comentados, terão destaque Robert Crumb, Hector Oesterheld, Art Spiegelman, Marjane Satrapi, Lourenço Mutarelli, Fabio Moon e Gabriel Bá.
O PAPEL INVISÍVEL DO DESENHISTA – ILUSTRANDO UMA HQ
Com Sam Hart.
Data: quintas-feiras, 6, 13, 20 e 27.
Horário: 19h30 às 21h30.
Vagas: 15.
Idade mínima: 14 anos.
As aulas serão compostas pela elaboração de uma página de HQ por meio do estudo e exercícios de composição de página, narrativa, layout e comunicação voltada à linguagem da HQ. Também serão feitas comparações e analogias com outras artes narrativas, como cinema, música e literatura. A ênfase será na compreensão da HQ como linguagem – cuja finalidade sempre é a comunicação, de ideias, experiências, vivências, memórias e/ou emoções.
A GUERRA DOS QUADRINHOS
Com Gonçalo Jr.
Data: sextas-feiras, 7, 14, 21 e 28.
Horário: 19h30 às 21h30.
Vagas: 35.
O autor de A Guerra dos Gibis ministra um curso com ênfase na evolução histórica e na censura. Serão discutidas desde as primeiras experiências no final do século XIX até chegar às graphic novels e à invasão dos mangás, mostrando como os quadrinhos foram perseguidos, acusados de induzir jovens ao crime, à prostituição e ao homossexualismo.
OFICINA DE CRIAÇÃO EM HQ
Com Caco Galhardo.
Data: terças-feiras, 4, 11, 18 e 25.
Horário: 19h30 às 21h30.
Vagas: 20.
Em quatro aulas, o cartunista Caco Galhardo fala de seu processo de criação e desenvolve processo coletivo com tiras, cartuns e HQs, com a finalidade de produzir um Fanzine.
OFICINA DE FANZINES
Com Gualberto Costa.
Data: quartas-feiras, 5, 12, 19 e 26.
Horário: 19h30 às 21h30.
Vagas: 20.
Os alunos que já têm experiência com desenho terão a oportunidade de conhecer as várias formas de confecção de uma publicação independente de quadrinhos e de fazerem sua própria revista.
EXPOSIÇÕES
DA BIBLIOCASA – “LIVROS ADAPTADOS PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS”
Curadoria: Christina Bielinski Ramalho.
De 1º a 31 de maio.
Resgate de títulos relacionados aos quadrinhos. Serão expostos autores que tiveram suas obras adaptadas para HQ e revistas neste formato presentes no acervo de Haroldo de Campos.
JUVENIL
OFICINA DE MANGÁ
Com Mayumi Ito.
Data: domingos, 2, 9, 23 e 30.
Horário: 15h às 18h.
Se o desenho chama a atenção, leva o leitor a ler as primeiras páginas. Orientações para desenhar o personagem no estilo mangá, proporções, estilos, olhos, cabelos, roupas, movimento.