Quadrinhos em Debate

A partir de hoje será realizado no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte, São Paulo) uma semana temática sobre quadrinhos, com diversas palestras e workshops. Confira abaixo a programação completa do evento:

Palestra: Produzindo Comics:
Com Renato Guedes, responsável por títulos como Superman, OMAC é considerado um desenhista “realista” devido ao seu trabalho em HQs adaptadas do cinema e da TV, como 24 Horas, Smallville e Jogos Mortais.

Bate-papo sobre o atual mercado de quadrinhos de super-heróis norte-americanos: o processo de trabalho, de publicação e de edição de uma revista em quadrinhos, bem como os processos editoriais, apresentação de portifolio e preparação para o mercado. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 20/02, sábado, 17h.

Palestra: Trabalhando para a DC Comics
Bate-papo com Ivan Reis, desenhista da DC Comics e um dos mais importantes nomes das HQs de super-heróis do mundo. Laterna Verde, Action Comic, Superman e Blackest Night são alguns de seus principais trabalhos. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 20/02, sábado, 19h.

Palestra: Desenhos Faroeste
Bate-papo com Alberto Pessoa, quadrinista, professor e pesquisadores de HQ. Atualmente trabalha na série Purgatory. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 21/02, domingo, 14h.

Palestra e Workshop: Colorização Digital de Quadrinhos
Com Rod Reis, colorista da DC Comics e ilustrador de diversos livros de RPG, revistas e HQs. Entre seus principais trabalhos estão: a premiada série Holy Avenger, Supergirl, Dungeon and Dragons, Teen Titans etc.

O convidado abordará a importância das cores no processo de criação de uma HQ e coordenará, em seguida, um workshop de colorização de quadrinhos. Palestra: Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 23/02, terça, 16h. Workshop: 18 a 29 anos. 12 vagas. Sala 13. Dia 23/02, terça, 17h.

Palestra: Roteiro para História em Quadrinhos
Com: Marcela Godoy, escritora, roteirista, tradutora/adaptadora de HQs e autora dos romances O Primeiro Relato da Queda de um Demônio e Liah e o Relógio.

Um recorte sobre os principais aspectos na composição de um roteiro de HQ: a criação de personagens, a trama e as técnicas de escrita. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 23/02, terça, 19h.

Palestra: O Universo Feminino nas HQs:
Com Patrícia M. Borges, professora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, foi indicada para o Troféu HQ MIX 2006, com a tese Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animes.

Patrícia trata da representação das mulheres e do universo feminino nas HQs: as autoras, as leitoras e algumas personagens, com enfoque para Rê Bordosa , Maitena , Mônica e Valentina. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 26/02, sexta, 16h.

Palestra: Narrativa em Quadrinhos:
Com Marcelo Campos, desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos, é o criador do personagem Quebra-Queixo, com o qual ganhou os prêmios Angelo Agostini e HQ Mix.

O que diferencia as histórias em quadrinhos das outras mídias são as suas ferramentas de linguagem específicas, aprimoradas ao longo dos anos por centenas de artistas, no que chamamos de narrativa ou storytelling. A intenção deste bate-papo é apresentar uma base desta estrutura de linguagem, seus símbolos gráficos e um pouco da evolução do que chamamos sintaxe. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 27/02, sábado, 13h.

Por Dentro do Cosplay
Com Comics Cosplay Brasil, grupo de cosplay focado em apresentação de personagens de quadrinhos. O grupo esclarecerá o funcionamento desse “hobbie” chamado cosplay: jogo lúdico praticado, sobretudo, por jovens e que consiste em fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional – como animes, mangás, comics ou grupos musicais – na tentativa de interpretá-los na medida do possível. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 27/02, sábado, 15h.

Palestra: HQs e Fanzines – o caso Fantasia-Filosófica
Com Gazy Andraus, professor na UNIFIG, Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e premiado com a melhor tese de 2006 pelo HQ-MIX.

A palestra enfoca a questão da autoria nas HQs mundiais e sua verve artística, em especial no estilo ético-estético sui generis da Fantasia-Filosófica. Ao mesmo tempo mostra que também nos fanzines (especialmente de HQ), a autoria e a arte são experienciadas e desenvolvidas de maneira livre e vanguardista, influenciando a criação de um quadrinho profissional mais artístico e maduro. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 27/02, sábado, 19h.

Café Cultural: Quadrinho de Humor É Coisa Séria?
Quem comanda o Café Cultural deste mês é o quadrinista Francisco Marcatti Jr, considerado o mais importante autor de quadrinhos underground no Brasil e criador de trabalhos consagrados como: Mariposa (prêmio Ângelo Agostini de melhor roteirista de 2005) e A Relíquia (adaptação da obra de Eça de Queirós). Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 21/02, domingo, 16h.

Workshop: Garage Kit
Eric Vaz, formado em Desenho Industrial – ProgramaçãoVisual, dá aulas de desenho no estilo mangá, e também atua como pesquisador e integrante do Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil.

O workshop abordará técnicas de desenho, modelagem, pintura, limpeza e eliminação de defeitos e bolhas na produção de um boneco de resina onde. Ao final, o aluno aprenderá a confeccionar seu próprio Garage Kit. 18 a 29 anos. 05 vagas. Ateliê. Dias 23, 24 e 25/02, terça a quinta, 13h.

Workshop: Quadrinhos em Estilo Mangá
Thiago Spyked, desenhista, quadrinista e designer gráfico. Atualmente é editor e coordenador da Editora Crás, que trabalha unicamente com fanzines e publicações independentes.

Serão abordadas algumas técnicas e tendências da arte seqüencial oriental, além de suas origens e de seu impacto sócio-cultural. Os participantes terão uma breve orientação sobre estilo, conceitos e influências do mangá e serão estimulados a exercitar a prática do desenho. 18 a 29 anos. 20 vagas. Espaço Sarau. Dia 24/02, quarta, 16h.

Workshop: Arte Final em Quadrinhos:
Com Jose Wilson Magalhães, arte-finalista da revista Superman, da DC Comics e da Disney.

A arte-final é a próxima etapa da produção da história em quadrinhos, após o desenho a lápis. Feita com nanquim em pincel, bico de pena ou caneta, a arte-final dá acabamento e vida ao desenho. Os participantes terão uma breve noção de materiais, tipos de traço e esquema de produção, e farão os primeiros traços de arte-final com nanquim em pincel. 18 a 29 anos. 20 vagas. Espaço Sarau. Dia 25/02, quinta, 16h.

Diálogos com Allan Sieber
O convidado desse mês é Allan Sieber, quadrinista alternativo, reconhecido pelo sarcasmo e humor negro de suas obras. Entre suas criações destacam-se as tiras Bifa-Land (publicada no jornal Estadão), Vida de Estagiário e Preto no Branco (publicadas na Folha de S. Paulo). Atualmente, Allan trabalha na produtora Toscographics, produzindo animações e vinhetas para TV, rádio e jornal. Livre. 30 vagas. Espaço Sarau. Dia 27/02, sábado, 17h.

publicado
Categorizado como Blog

Por Cadu Simões

Alguém em busca da questão fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.