Sobre

Cosmogonias começou como uma publicação reunindo alguma das minhas HQs curtas que tem como temática comum a criação – em seus mais diversos aspectos, seja a criação de mundos, a criação de vidas ou ainda a criação de histórias.

Mas agora se tornou uma série de antologias das minhas histórias em quadrinhos curtas no geral, ainda que muitas mantenham uma temática filosófica calcada em mitologias (sobretudo a helênica).

Por serem histórias fechadas e auto-contidas, as HQs de Cosmogonias costumam variar bastante de desenhista e estilos de desenhos em cada uma delas.


Financiamento de Cosmogonias

A produção e a publicação das histórias em quadrinhos de Cosmogonias são financiadas através de um financiamento coletivo recorrente no Catarse.

O dinheiro arrecadado é utilizado para pagar tanto os custos de manutenção deste site no qual as histórias em quadrinhos de Cosmogonias são publicadas, assim como o trabalho de diversos profissionais que trabalham comigo na produção desses quadrinhos, como desenhistas, arte-finalistas, coloristas, letristas, diagramadores, revisores, etc.

Portanto, se você gosta das histórias em quadrinhos de Cosmogonias, pense a respeito de começar a apoiar financeiramente a nossa produção. Caso não queira se comprometer com a assinatura mensal do Catarse, você também pode optar por um apoio financeiro pontual, na quantia que achar que vale nosso trabalho e que couber no seu bolso, fazendo um Pix através da chave b4cb8542-c0a7-4238-831e-fef64e842881 ou usando o QR Code contido neste link.


Filosofia de Produção

Os quadrinhos de Cosmogonias, além de serem publicados gratuitamente aqui no site, estão sob uma licença livre Creative Commons, que permite que qualquer um possa copiar, compartilhar e redistribuir essas obras em qualquer suporte ou formato, assim como transformar, remixar e criar outras obras a partir das minhas, mesmo que para uso comercial, desde que seja dado o crédito apropriado aos autores, que seja indicado a fonte das obras, e que qualquer obra derivada seja distribuída sob a mesma licença (dessa forma promovendo um ciclo virtuoso de cultura livre).

A minha ideia com isso é promover uma produção anticapitalista de quadrinhos que desvincule a noção de história em quadrinhos como uma mercadoria a ser vendida num mercado visando a acumulação de capital ( até mesmo porque não somos nenhuma grande corporação editorial).

O objetivo é que seja priorizado pelos leitores o valor de uso dos quadrinhos como objeto artístico e cultural, e não seu valor de troca como mera mercadoria. Então, sinta-se a vontade para ler, compartilhar, imprimir, distribuir e criar obras derivadas a partir das HQs publicadas aqui no site.