Cadu Simões

Cadu Simões é historiador por formação e roteirista por insistência. É natural de Osasco, cidade onde cresceu e sempre morou. Começou a fazer quadrinhos em 2000, publicando de forma independente tanto pela Internet quanto em publicações impressas.

As suas principais séries de histórias em quadrinhos são: Homem-Grilo, uma paródia com o universo de super-heróis; Nova Hélade, uma revisitação a mitologia grega em um cenário fantástico-futurista; Cosmogonias, uma antologia de HQs curtas com temáticas filosóficas com base em mitologias; Acelera SP; uma ficção científica cyberpunk ambientado na Grande São Paulo.

Fundou em 2007 o Quarto Mundo, um coletivo que possuía a função de distribuir, divulgar e fomentar a produção de HQs independentes no Brasil. E em 2011 fundou o coletivo de quadrinistas Petisco, que teve dentre suas atividades a publicação periódica de quadrinhos na Internet para leitura online e gratuita. Agora possui seu próprio selo de quadrinhos, a Aedo Edições.

Já foi premiado com três troféus HQMix, que é a principal premiação do mercado de quadrinhos no Brasil: o primeiro foi em 2008, na categoria de Roteirista Revelação, pela publicação da revista Homem-Grilo nº 42; o segundo foi em 2013, na categoria de Publicação Independente de Grupo, pela antologia Petisco Apresenta, no qual publicou uma HQ de Nova Hélade; e o terceiro foi em 2023, na categoria de Web Quadrinhos, com as HQs publicadas no site do Homem-Grilo.

Além de escrever suas obras autorais, costuma trabalhar como roteirista, redator e revisor freelance. Também trabalha fazendo letreiramento para quadrinhos. Eventualmente ministra palestras, oficinas e cursos relacionados a roteiro, criação de narrativas, produção de HQs independentes e publicação de webcomics (quadrinhos digitais).