3º Enquadrando e Maratona HQ

Neste final de semana, dias 2 e 3, será realizado a 3º edição do Enquadrando, e desta vez, junto com a Maratona HQ, evento em que a Devir vende o conteúdo do seu estoque com descontos que variam entre 20% a 70%, e começa no sábado e segue por toda a madrugada de domingo prosseguindo até às 17h. Abaixo estou postando a programação do enquadrando que o Marko Ajdaric me enviou.

Sábado pela manhã:

10 horas: Maria Helena C. Pinho, diretora da Gibiteca Henfil: realizações da Gibiteca e perspectivas para 2007 (a Gibiteca vai deixar seu espaço atual, o que é um dos grandes assuntos do setor)

Na seqüência, vindo de Campinas, Djota Carvalho, Bira Dantas e Ricardo Quintana lançam em São Paulo ‘Escola de Sacis’. / Djota Carvalho apresenta seu novo livro ‘A Educação Está no Gibi, que também conta com a presença de Bira Dantas’

Sessão de filmes de animação, de 12:00 às 14 horas

Nhô Tonico, filme de animação de 20 minutos de Maurício Squarisi (mais uma presença de Campinas), que relata a vida do grande compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes.

Desenho animado ‘Lendas da Lua’, realizado por professores do projeto Correio-Escola em oficina de animação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a produtora América 35 e Correio Escola (Correio Popular / Rede Anhangüera de Comunicação), que estreou em 23 de outubro.

‘Cadê o Verde que Estava aqui’, curta de animação com temática ecológica do cartunista paraense Biratan Porto – baseado no livro homônimo.

Curta-metragem ‘O Gosto de Ferrugem’, do paraibano J. Audaci Junior, realizado a partir da HQ ‘Todo o Sal do Mar’, do português José Carlos Fernandes (que – no Brasil – é publicado pela Devir).

A primeira apresentação offline – e portanto com melhor qualidade – do trailer do 1º fã-filme brasileiro de Batman, produzido pela Batbase, que leva a assinatura de Renato Araujo e Marcos Perrin. Renato é o grande organizador do maior clube de apreciadores do Homem-Morcego no Brasil; Marcos Perrin já realizou os efeitos especiais do fã-filme Shadows of Empire (baseado em Star Wars).

Beto, uma sequência de curtas de animação com temática de futebol do Núcleo de Animação ‘Grilos Mutantes’, uma oficina coordenada por Péte Martins e Fernando Carvall, com apoio do SENAC São Paulo. Pessoalmente, sublinhamos que em se tratando de um trabalho de oficina com iniciantes, o resultado é muito mais do que animador.

‘Espantalho’, animação que venceu como melhor filme brasileiro do Anima Mundi de 1998, (entre 12 prêmios,) de Alê Abreu, que é membro do conselho de formação da SIB- Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

‘Aquarela’, curta de animação de André Koogan Breitman e Andrés Lieban (2003), com trilha homônima de Toquinho, Vinicius de Moraes, Morra e Fabrizio, baseado na música que também virou um dos melhores desenhos de propaganda da história do Brasil. O curta integra o DVD ‘Toquinho no Mundo da Criança’, com 7 filmes de Lieban, lançado em 2005.

Da Argentina, Asterión, filme de curta duração em animação de Juan Carlos Camardella que ganhou – em novembro de 2006 – o Concurso Nacional de Cine y Video Independiente de Cipoletti. Trata-se de uma adaptação de ‘La Casa de Asterión’, conto de Jorge Luis Borges sobre o mito grego.

Sábado à tarde

14:00 horas: Odayr Braz Junior, para falar sobre as novidades da editora Pixel para 2007

15:00 horas: Worney de Souza, para falar sobre o 23º Prêmio Angelo Agostini e sobre o artista que dá nome ao prêmio do Dia do Quadrinho Nacional (haverá cédulas para votação no Enquadrando)

16:00 horas: Carlos Luzzi, do Estúdio Daniel Messias: para mostrar a trajetória do estúdio, e em especial, a série Cartum Netiuorque, baseada em HQs de Glauco, Caco Galhardo e Laerte e trabalhos com séries como Animaniacs, Johnny Bravo, Frajola, etc.

17:00 horas: Spacca, para falar sobre a adaptação de ‘Santô e os Pais da Aviação’ ao teatro, sua adoção nas escolas públicas em 2007 e sobre seu novo projeto de quadrinhização da vida de Monteiro Lobato.

18:00 horas: Sessão coletiva de autógrafos

1) Ricardo Leite: desenhista do belo álbum Destino Oeste, que virá de Mato Grosso nos brindar com a sua presença, assinando pela primeira vez o álbum na capital paulista.
2) A Mosca no Copo de Vidro e outras Histórias’, a nova revista coletiva do Bigorna.
3) Fido Nesti, para autografar ‘Os Lusíadas em Quadrinhos’, editado pela Peirópolis.
4)Marcio Baraldi, autografando ‘Born to Be Wild’, o 4º álbum de Roko-Loko e Adrina-Lina (Opera Graphica), e ainda, com os bonecos anunciados no 2º Enquadrando.
5) Gonzalo Cárcamo, para autografar ‘O Amigo Fiel’, sua adaptação do conto ‘The Devoted Friend’, de Oscar Wilde, publicado pela Berlendis & Vertecchia, que – como já escrevemos , é um selo que publica coleções maravilhosas como a ‘Arte para Crianças’, onde temos, lado a lado, obras com textos de Ana Maria Machado, Ziraldo, Fernando Sabino, Luis Fernando Veríssimo e pinturas de Alfredo Volpi, Milton Dacosta, Tomie Ohtake, Lasar Segall, Carlos Scliar e Arcangelo Ianelli. O time de ilustradores da Berlendis & Vertecchia, em outros livros e coleções é de deixar animado qualquer pessoa amante das artes sensibilizado.

Domingo , 03/12, à tarde, a partir de 14 horas

14:00 horas: O cartunista Jessé Ribeiro, vencedor do XIII Salão Internacional de Cartuns contra a Guerra de Kragujevac, na Sérbia, em 2005, vai falar como foi a sua exposição naquela cidade e em Belgrado.
15:30 horas: A professora Paula Ester Janovitch, para falar sobre o livro Preso por Trocadilho, sobre a imprensa humorística de São Paulo e apresentar um documentário sobre Juó Bananére.
16:30 horas: Gualberto Costa, para expor material audiovisual sobre 100 museus ligados à 9ª Arte no mundo e debater os rumos do Museu de Artes Gráficas do Brasil.

18 00 horas 5 lançamentos:

1) Lançamento absoluto da Zarabatana, o novo selo brasileiro de excelentes quadrinhos, com a apresentação do álbum ‘O Prolongado Sonho do Sr. T’, do espanhol Max.

2) Lançamento em São Paulo da editora paulistana Uirapuru, cuja primeira apresentação ao público foi na FENALBA, em Santos. A Uirapuru vai levar ao Enquadrando seus primeiros títulos: Zóide e Agente Imunológico, ambos de criação de Egidio Trambaiolli Neto, professor e autor de livros didáticos, que você pode conhecer nesta matéria da revista Nova Escola. 4 livros do professor, com o selo da FTD, podem ser visualizados aqui. Zóide é um gibi que versa sobre o sexo com muito humor e informações. Zóide mistura as histórias em quadrinhos com textos interessantes, depoimentos, tira-dúvidas e orientações dadas por profissionais especializados. Já o Agente Imunológico, na verdade, se chama Estevan, ele é um policial correto, mas que se torna presa fácil das belas mulheres…

3) Lançamento da Front 17, um marco dos quadrinhos para adultos no Brasil. Nesta edição, estão presentes trabalhos de Alberto Pessoa, Alex Rodrigues, Alexandre Montandon, Aloísio Castro, Augusto Oliveira, Bira Dantas, Conceição Cahu, Camilo Saraiva, Carlos André Moreira, Daniel Esteves, Douglas Félix, Gilmar Fraga, Hugo Araújo, Igor Capelatto, Júlio Brilha, Mário César, Orlandeli, Paulo Barbosa, Raphael Salimena (responsável também pela capa), Samuel Bono, Túlio Caetano, Xalberto e Wanderson de Souza. As presenças já confirmadas entre os artistas da Front são: Mário César, Daniel Esteves, Júlio Brilha, Aloísio Castro e Alexandre Montadon. A confirmar: Bira Dantas (que já está garantido na primeira manhã do evento), Alberto Pessoa, Camilo Saraiva, Samuel Bono, Wanderson de Souza e Alex Rodrigues e Igor Capelatto.

4) Raio Negro, o primeiro super-herói brasileiro, foi criado em 1964 pelo roteirista e desenhista Gedeone Malagola. 42 anos depois, o personagem continua sendo motivo de muitas homenagens e reedições. Em agosto, entrou no ar um site especialmente dedicado à trajetória do Raio Negro.

Em novembro, o editor independente de (muitos) quadrinhos José Salles – de Jaú – terminou de editar ‘Raio Negro – Super Herói 1’, que teremos a honra de lançar no 3º Enquadrando, com 28 páginas com HQs clássicas de 3 super-heróis criados por Gedeone Malagola: Raio Negro, Homem Lua e Hydroman, por somente 3 reais. Conheça o pensamento e as muitas ações de José Salles em sua coluna ‘Gibizóide’

Outras duas iniciativas atuais de jovens quadrinhistas ajudam a manter presente a obra do mestre: a presença do Raio Negro no número atual da revista de Cometa, o personagem heróico publicado por Samicler Gonçalves desde Chapecó (SC) e um projeto de Diogo Hayashi (de Jundiaí SP) para recuperação do legado do mestre, que merece ser conhecido por todos.

A editora Vardi, de Daniel Vardi, fará o lançamento da sua nova HQ no 3º Enquadrando, ela se chama ‘O Diário Negro do Toninho do Diabo’. Trata-se de uma publicação de terror, com material 100% nacional. Apresenta em suas 32 páginas 3 histórias com diversos desenhistas.

‘O Filho do Diabo’ escrita por Daniel Vardi e ilustrada por Peterson A. narra o pacto de um casal para ter filhos…. – Entidade Assistencial é uma história com humor negro escrita e desenha pelo novo talento de Jundiaí, Hugo Nanni -Hospital do Diabo é a primeira história escrita pelo próprio Toninho do Diabo e foi desenhada por Marcelo Leonardi no mais puro estilo clássico. A produção demorou nada menos 8 anos para ser lançada… O preço da revista é R$ 4,90 .

Uma mostra de audiovisuais sobre quadrinhos e filmes de animação, com peças de vários países e pontos do Brasil (todos autorizados pelos artistas ou instituições), complementando o evento do Enquadrando, no período entre as atividades de sábado e domingo: sendo que as 4 últimas – nesta ordem -, para ir aquecendo os eventos da tarde, são a exibição de Patoruzito, 1, do VCD de Edgar Franco, do DVD do Gralha e do documentário sobre Belmonte.

‘Kactus Canini Kid, uma Graficobioanimada’, filme do desenhista e cineasta Lancast Mota (mais conhecido por sua série televisiva ‘Anabel) sobre a carreira de Renato Canini, o artista que deu feições mais definitivas e brasileiras ao Zé Carioca, e que influenciou vários nonoartistas brasileiros e ajudou a criar um público de melhores leitores de quadrinhos com as tiras de Dr. Fraud e com ‘Kactus Kid’.

Trailer de ‘Hair High’, filme de animação deste ano de Bill Plympton, ‘o rei da animação independente’ nos EUA.

De Portugal, um teaser de História Trágica com Final Feliz — Ciclope Filmes, média metragem de animação de Regina Pessoa, que é o filme de animação português mais premiado da história.

DVD de Patoruzito 1, o filme mais visto na história da Argentina, que é baseado na HQ de Dante Quinterno e que virou seriado do Cartoon Network.

Também da lavra de Dante Quinterno, o primeiro filme argentino em tecnicolor: ‘Upa en Apuros’ (1942), que não só foi baseado em outra HQ de Quinterno (Patoruzú) como foi realizado pelo estúdio do próprio artista.

Pela primeira vez em São Paulo, apresentação do DVD com os dois curtas de O Gralha, o personagem fixo dos quadrinhos de mais longa carreira atualmente no Paraná, com a presença dos dois quadrinhistas que atualmente realizam as HQs online do perosnagem, que virão do Paraná para o nosso evento (mais detalhes, aqui).

Trailer de ‘Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll’, filme baseado nos quadrinhos de Angeli, realizado pelos estúdios de Otto Guerra este ano e que foi vencedor do segundo festival Animacor, em Córdoba (Espanha), este ano.

Trailer de Fimfárum 2, filme tcheco de animação que vem concorrendo a vários prêmios internacionais, este ano.

Da República Tcheca, um teaser de ‘Karneval Zvirat’, filme de Michaela Pavlátová que venceu o Cinanima, festival de animação em Espinho, Portugal, em novembro de 2006. A cineasta e ilustradora tem respeito internacional desde que concorreu, com ‘Words Words Words’, ao Oscar, em 1991.

Da Galícia, trailer de ‘De Profondis’, filme concebido e dirigido por Miguelanxo Prado, o mais genial quadrinhista galego da história, lançado este ano, com trilha sonora a cargo da Orquestra Sinfônica da Galícia

Trailer de ‘Plumiferos’, da Manos Digitales Animation Studio, primeiro filme argentino de animação em 3D com software livre (2006).

Do Chile, um vídeo amador do jovem quadrinhista Galo (pseudônimo de Jaime Huerta) com excelente qualidade documental: a versão em vídeo desta entrevista que foi concedida por Percy Eaglehurst, um mestre dos quadrinhos chilenos, sobre seu personagem de tiras Pepe Antártico. A inscrição deste documento em vídeo também marca a homenagem do Enquadrando aos 100 anos dos quadrinhos no Chile, que se comemoram em 2006

Da Macedônia, um trailer de Pietas, filme de mitologia que, embora inacabado, acabou abrindo as portas da Disney ao animador e também quadrinhista Aleksandar Sotirovski

Animação promocional de ‘Gringo – O Escolhido’, álbum de quadrinhos 2006 que tem roteiro de Wilson Vieira e desenhos de Aloísio de Castro, com direito a capa de Renato Guedes.

O documentário ‘Belmonte’, do cineasta Ivo Branco (que foi exibido pela TV Cultura, no dia 22/07/06), com a presença do próprio Ivo Branco. O filme, de 12 minutos, mostra seu trabalho nos anos 1920, em publicações como ‘Revista da Semana’, ‘A Careta’, ‘Frou-Frou’, ‘Dom Quixote’, a criação de Juca Pato, na Folha da Noite, em 1925, e suas magistrais charges contra o nazismo. O filme foi vencedor como melhor curta metragem do IX Festival do Cinema Brasileiro de Gramado em 1981 e Melhor Filme Cultural do VII Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Cuba, em 1986. Vale lembrar que 2007 marca 60 anos da morte de um dos maiores desenhistas o Brasil, em todos os tempos.

Ziriguidum, curta de animação de Gabriel Prezoto baseado na obra de Marcatti, um dos maiores nomes dos quadrinhos underground do Brasil e que este ano está ocupado em realizar uma quadrinhização de Eça de Queirós.
Entrevista de Gil Caserta, o profissional que faz a animação acontecer em Sorocaba, com Ridaut, o criador do Seninha.

Trabalhos de animação de Thomas Larson, ou melhor, Thomate, o maior responsável por Ribeirão Preto ter tido mais gente que São Paulo no Dia Internacional da Animação, este ano, e que também é chargista.

De Minas Gerais, o quadrinhista multi-meios Edgar Franco, difusor das HQtrônicas e recente doutor pela USP comparece com um VCD de mais uma de suas incursões pelas artes: 32 minutos de música e imagens realizadas por ele em parceria com o francês Lejeune Ludovic.

Da França, Bip Bip, filme de 2003 de Romain Segaud (vencedor do festival Imagina com Tim et Tom), realizado pelo estúdio Cube. O filme, que mostra com humor o tráfego de Paris, ao som de uma música de Joe Dassin, venceu o Anima’05, III Jornadas de Animación em Córdoba, Argentina (2005), como melhor animação.

Cartuns animados do ilustrador e cartunista Jorge Barreto, o pai de Thumba…
Entrevistas de Marko Ajdarić com o chargista argentino Crist e com o quadrinhista brasileiro Marcio Baraldi, além das fitas do 2º Enquadrando.

publicado
Categorizado como Blog

Por Cadu Simões

Alguém em busca da questão fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.