Relatório Zine Osasco

Zine Osasco.

Eram nove horas da manhã quando cheguei na Biblioteca Municipal de Osasco no último sábado, dia 25 de novembro, para preparar os últimos detalhes do Zine Osasco, que iria começar às dez horas.

O Zine Osasco é um evento sobre fanzines e quadrinhos independentes cujo objetivo é servir como um ponto de encontro entre fanzineiros, quadrinhistas e leitores para trocar idéias e discutir sobre a produção de quadrinhos e o mercado nacional, além de divulgar o trabalho dos quadrinistas iniciantes, incentivando-os a produzirem cada vez mais para assim melhorarem suas habilidades e perícias na confecção de uma história em quadrinhos.

O evento foi formatado da seguinte maneira: uma exposição dos fanzines inscritos que iram compor o novo acervo de fanzines da Biblioteca; uma exposição de ilustrações cujo tema desta primeira edição do evento foi mitologia grega; e por fim, uma série de palestras com temas pertinentes a produção independente.

A primeira palestrante do dia foi Beth Kodama, substituindo a Elza Keiko, que não pôde comparecer. Beth deu dicas e noções básicas sobre edição e diagramação de uma revista para os presentes, além de contar a sua experiência pessoal como fanzineira com os fanzines Kanetsu e Ethora Especial. Para aqueles que sempre quiseram fazer um fanzine, mas não tinham muita noção de como, a palestra da Beth foi bem enriquecedora.

Após uma pequena pausa para o almoço, foi à vez de Zé Oliboni, editor do site Pop Balões, dar a sua palestra sobre quadrinhos na Internet. Zé contou a experiência que ele está tendo com a publicação de quadrinhos no seu site, e também sobre outras experiências bem sucedidas de sites que publicam quadrinhos online, como a Nona Arte de André Diniz, e o Quantoon, da Quanta Academia.

Oliboni destacou a importância da Internet como um ótimo meio de divulgação para os quadrinista, mas ressaltou que eles devem pensar mais em fazer quadrinhos adaptados a Internet ao invés de ficarem presos aos padrões das hqs impressas, já que na Internet é possível ousar mais neste aspecto, pois não há as limitações do formato do papel.

A última palestra do Zine Osasco foi realizado por Eloyr Pacheco,Will, Leonardo Pascoal, e Caio Majado. A palestra começou com cada um deles contando um pouco das experiências pessoais na área de quadrinhos e apresentando seus respectivos trabalhos.

Depois foi a vez deles falarem um pouco da revista em quadrinhos A Mosca no Copo de Vidro e Outras Histrórias que eles produziram juntos. Então começou-se a discutir sobre a crescente produção independente de quadrinhos no Brasil. O consenso que se chegou com essa discussão é que a produção independente é extremamente importante para a criação futuramente de um mercado de quadrinhos nacional consistente, estável e extremamente profissional.

Mas para que isso seja possível, é preciso que haja uma conscientização dos quadrinistas de que este mercado só se tornara uma realidade a partir da iniciativa deles mesmos, que devem produzir cada vez mais, ao invés de ficarem parados esperando que as editoras os publiquem.

E felizmente este é um movimento que já está acontecendo, e espero que a produção independente cresça cada vez mais a ponto de chamar a atenção dos leitores de quadrinhos, cuja grande maioria ainda não faz nem idéia da existência deste cenário independente no Brasil.

O 1º Zine Osasco deu um passo nesta direção, uma pequena contribuição para que o leitor possa tomar conhecimento de tudo isso e também interagir de perto com os quadrinhistas independentes.

Por fim, posso dizer que os saldos do 1º Zine Osasco foram positivos. Gostaria de agradecer aos convidados que gentilmente aceitaram dar as palestras e principalmente, aos fanzineiros que participaram ativamente do evento. Sem vocês, ele não teria sido possível. Valeu!

publicado
Categorizado como Blog

Por Cadu Simões

Alguém em busca da questão fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.