O Eterno Ciclo Cosmogônico

Capa de Cosmogonias por Gil Tokio

Em paralelo as minha séries de histórias em quadrinhos como o Homem-Grilo e Nova Hélade, que costumam conter tramas mais longas e continuadas, sempre procurei também produzir HQs curtas e fechadas, que funcionam como contos em quadrinhos.

Percebi depois de um tempo que algumas dessas HQs curtas possuíam uma temática comum, mas que não foi algo previamente planejado. São histórias que abordam sobre a criação – em seus mais diversos aspectos, seja a criação de mundos, a criação de vidas ou ainda a criação de histórias.

Em 2016, então, decidi publicar uma revista reunindo essas histórias em quadrinhos numa revista que batizei de Cosmogonias, e que foi financiada através de uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. As edições impressas dessa revista já estão esgotadas, mas você pode baixá-la e lê-la no fim desta postagem.

E agora, com a inauguração deste site, Cosmogonias passa a ser o título da minha série de antologia de HQs curtas. Mas diferente das HQs originais da revista, a temática será mais diversa. Essas HQs serão publicadas em formato pergaminho, que é mais adaptado a leitura em celular. Então além de publicar aqui no site histórias novas, irei também republicar histórias antigas, mas adaptadas ao novo formato.

A publicação das HQs curtas de Cosmogonias ser dará dentro de um modelo que venho chamando de produção anticapitalista dos meus quadrinhos. Em resumo, isso significa que não sigo mais o modelo tradicional de publicação e distribuição adotado pelo mercado de quadrinhos. Todas a minhas histórias em quadrinhos são publicadas gratuitamente na internet sob uma licença livre Creative Commons e a fonte de financiamento da minha produção é através de apoiadores de financiamento coletivo recorrente no Catarse.

Enfim, espero que eu possa continuar criando mundos fabulosos e instigantes usando a linguagem artística das histórias em quadrinhos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.