Adaptando meus Quadrinhos para a Leitura em Celular

Screenshot do Celular

Como a partir deste ano não pretendo mais fazer quadrinhos impressos, apenas digitais, decidi abandonar o formato tradicional de página e adotarei o formato de pergaminho, que permite uma visualização e leitura melhor no celular. Minhas futuras HQs serão publicadas nesse formato.

Deste modo, também irei converter aos poucos as minhas HQs antigas para o formato pergaminho. Comecei os testes com o quadrinho que fiz com o Mario Cau para a minha antologia Cosmogonias. Vejam como ficou a primeira página desta HQ no novo formato.

Também estou fazendo testes de formato para a publicação de HQs direto em redes sociais como o twitter, o instagram e o facebook, adaptando-as as características de cada rede.

No twitter, por exemplo, estou aproveitando o esquema de thread para publicar as HQs. Você pode conferir o primeiro teste que fiz publicando quadrinhos no twitter através do formato de thread com a HQ Cosmogonia que fiz com o Jozz.

Uma das vantagens em se publicar quadrinhos no twitter aproveitando o formato da thread é que dá pra transformar depois em uma página html usando apps como o Thread Reader, permitindo mesmo quem não tenha twitter consiga ler.

A desvantagem do twitter é como as imagens aparecem na thread no formato 16:9, a leitura no celular na vertical fica um pouco prejudicada (mas na horizontal fica bom). Como eu quero que você leia sem precisar ampliar a imagem, ainda estou testando o tamanho de fonte ideal.

Enfim, ainda há muito o que se testar pra ver o que funciona na produção de quadrinhos digitais para as diversas plataformas e dispositivos, mas estou entusiasmado com esse desafio. E você pode me ajudar nessa jornada assinando o meu Catarse.

Lembrando que todos os meus quadrinhos publicados na Internet estão sob uma licença Creative Commons que permite a você compartilhar, copiar e redistribuir, assim como adaptar, remixar, transformar e criar obras derivadas, mesmo para uso comercial.

Um adendo. O formato pergaminho é o padrão usado nas webcomics de plataformas como o Tapas e o Web Toons Então adotando esse formato para minhas HQs, ficará fácil de publicá-las depois nessas plataformas. Mas elas continuaram a ser publicadas primeiramente no Petisco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.