Precisa-se de Desenhista para o Homem-Grilo

Homem-Grilo Tendo uma Ideia

Estou precisando de desenhista para assumir de forma permanente as tiras e histórias em quadrinhos do Homem-Grilo (assim como de outros personagens que fazem parte de seu universo como o Teia Negra, o Musculoso, o Camaleão Cinzento, etc) que são publicadas no site oficial do personagem. Se você é desenhista e tem interesse de integrar esse projeto junto comigo, continue lendo este texto com atenção.

As tiras e HQs dos Homem-Grilo serão produzidas e publicadas em formato de pergaminho vertical, que é um formato adaptado para a leitura em celulares e em outros dispositivos móveis. Você pode conferir um exemplo da utilização deste formato neste quadrinho publicado no Webtoon, ou neste outro publicado no Tapas. Portanto, apesar de não ser necessário, será vantajoso se você já tiver experiência em desenhar quadrinhos nesse formato.

Os quadrinhos do Homem-Grilo serão coloridos. Então você, como desenhista, ficará encarregado não só dos desenhos (lápis, arte-final, etc) como também das cores. Enquanto eu, como roteirista, fico encarregado não só do roteiro, mas também do letreiramento (balões e textos). Eu gosto de fazer o letreiramento pois isso me permite fazer uma última edição no meu texto para que ele fique o mais harmônico possível com os desenhos. Além disso, também sou o encarregado por publicar os quadrinhos no site, e gerenciá-lo como um todo.

Os quadrinhos em pergaminho são formados por “páginas” dispostas uma abaixo da outra, fazendo com que a leitura dele no celular seja feito apenas rolando a tela. A quantidade de páginas num pergaminho costuma variar a depender do tamanho da sequência narrativa contida nele, que seria o equivalente a um capítulo da HQ. Cada página que forma o capítulo-pergaminho possui um formato de 940px de largura e 4000px de altura. É por cada uma dessas páginas desenhadas que você será pago.

Você também será pago por qualquer desenho ou ilustração adicional que você precise fazer para compor o site, como capas e imagens de cabeçalho, ou por desenhos/ilustrações que você precise fazer para promover as HQs na Internet e redes sociais.

A fonte de financiamento dos quadrinhos do Homem-Grilo é um financiamento coletivo recorrente no Catarse Assinaturas. O dinheiro arrecadado com esse financiamento é usado tanto para pagar os custos de manutenção do site (servidor, domínio, etc), como o seu trabalho como desenhista, e o meu trabalho como roteirista. Eventualmente também servirá para pagar outros profissionais necessários, como revisores, tradutores, etc.

A periodicidade de publicação dos capítulos-pergaminhos dependerá então da quantidade de apoiadores que tivermos no Catarse. Quanto mais apoios, mais frequentes serão as publicações. A princípio, a quantidade de páginas de pergaminho produzidas por mês será bem pequena. Mas é importante que você tenha pelo menos um dia livre disponível na sua semana para poder se dedicar a produção dos quadrinhos. E com o tempo, com o crescimento dos apoiadores e do ritmo de publicação, você precisará dispensar mais tempo livre na semana para produzir as HQs do Homem-Grilo.

Não é necessário gostar de super-heróis para desenhar o Homem-Grilo (eu mesmo não gosto, como explico neste texto), mas você tem que em algum momento da sua vida ter lido um pouco dos quadrinhos desse gênero, ou ao menos ter um conhecimento básico para sacar as referências e os clichês com os quais o Homem-Grilo brinca e parodia em suas histórias.

Não estou procurando por nenhum estilo de desenho específico. O Homem-Grilo é um personagem bem versátil que se adapta bem a vários estilos diferentes. Inclusive, se você for capaz de fazer diversos estilos de traço, isso será uma vantagem. Mas, em geral, os desenhistas que passaram pelo Homem-Grilo costumam ter um estilo que fica num meio-termo entre os quadrinhos clássicos de super-heróis e os cartoons.

É necessário frisar que a relação que teremos na produção dos quadrinhos do Homem-Grilo não será de patrão e funcionário, mas sim de dois colegas de trabalho produzindo em coautoria uma obra artística, no qual ambos poderão contribuir igualmente no processo criativo. Meu roteiro não é uma “camisa de força”, e há bastante abertura nele para que você possa acrescentar a sua visão criativa, contribuindo desse modo para o enriquecimento da HQ.

Algo bem importante de você saber é que o Homem-Grilo, assim como todos os meus quadrinhos autorais, são publicados sob uma licença livre Creative Commons BY-SA, pois eu adoto um modo de produção e publicação anticapitalista de quadrinhos, como explico neste texto. Portanto, se você não concorda com esse meu posicionamento político, e não é a favor da cultura livre e do copyleft, talvez esse trabalho não seja para você.

E, por fim, o mais importante de tudo, é preciso que você esteja consciente de que esse trabalho não se trata de um freelance pontual de um fim de semana. É um trabalho que provavelmente irá consumir vários anos de sua vida, ainda que não de forma contínua, mas com intervalos entre as produções. Por isso é de suma importância que você esteja apto e de acordo em assumir esse compromisso comigo, que será praticamente como um “casamento” entre nós dois.

O Homem-Grilo já possui 20 anos de idade desde a publicação de sua primeira tira, e bem mais se contarmos desde sua criação quando eu ainda era adolescente. Nesse tempo todo o personagem ganhou leitores de várias gerações e idades. É o trabalho de uma vida pra mim. E, por isso, preciso que você o encare como um trabalho de uma vida pra você também. Se esse for um compromisso muito pesado para você assumir, definitivamente esse trabalho não é para você.

Então, se você chegou até aqui, concorda com tudo que foi disposto acima, e ainda quer ser o desenhista oficial do Homem-Grilo, entre em contato comigo através deste formulário, informando um link para o seu portfólio, e o valor que você gostaria de ser pago por página de pergaminho (lembrando que essa página possui o formato de 940px de largura e 4000px de altura). E aí, talvez, possamos começar a trabalhar junto nos quadrinhos do Homem-Grilo num futuro próximo.

Por Cadu Simões

Alguém em busca da questão fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais.

1 comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.