Como Fazer uma História em Quadrinhos e Entrar no Mercado de HQs

Apesar de não ser nenhum expert em quadrinhos, esse ano vai fazer dez anos que estou trabalhando com HQs, e por isso costumo receber muitas perguntas e dúvidas da galera que está começando agora ou quer começar. E essas perguntas podem ser resumidas em basicamente duas: Como se faz uma história em quadrinhos? E como se faz pra entrar no mercado de quadrinhos?

Bem, eu vou deixar que dois mestres dos quadrinhos respondam essas perguntas por mim, usando para isso os próprios quadrinhos.

O primeiro deles é o Laerte, em uma página de quadrinhos que ele fez para a edição nº 9 da revista Piratas do Tietê publicada em maio de 1991.

Laerte - Como Fazer um Fanzine

E o nosso segundo mestre é o Scott McCloud. Vamos ver o que ele diz nesta página retirada de seu livro Reiventando os Quadrinhos publicado originalmente em 2000.

Como fazer uma Revista em Quadrinhos

Pois bem, como o Laerte e o McCloud deixam claro em suas HQs, começar a publicar e vender sua própria revista em quadrinhos é algo bem simples, não requer prática, muito menos experiência, e nem necessita da presença de um adulto por perto. =)

E hoje fazer e publicar quadrinhos é ainda mais fácil, e não requer nenhum gasto com impressões ou xerocs. Você só precisa montar um blog/site e começar a publicar seus quadrinhos na Internet como eu faço. E então basta você conquistar os seus mil fãs verdadeiros que irão bancar a sua produção.

É claro que essa sustentabilidade da sua produção de quadrinhos não virá da noite para o dia. É preciso de alguns anos publicando constantemente, e ganhando quase nada, para que isso aconteça. Por isso, para viver fazendo quadrinhos é preciso de muita força de vontade, autodisciplina e perseverança. Não é algo fácil, mas, afinal de contas, o que nessa vida é? =D

39 respostas para “Como Fazer uma História em Quadrinhos e Entrar no Mercado de HQs”

  1. Po ele ja fizeram hqs (e eu ainda to tentando criar o pirmeiro episodio e ate agora nada) mas em criando um blog eu ja estou patentiando minha historia? (porque e foda ja to nela ha 4 ans e agora eu tenho 17 anos e eu estou querendo divulgar mas o medo e esse.

  2. A Lei de Direito Autoral brasileira diz o seguinte no seu artigo 18:

    A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

    Ou seja, o direito autoral moral e patrimonial é dado ao autor no momento da criação de sua obra. Portanto, o melhor modo de garantir sua autoria é justamente publicando a sua obra, e assim mostrando pra todo mundo que você é o autor dela.

  3. Asso. Em o unico material a minha disposiçao e lapseira 05 borracha e folha A4 tem outros que voce possa me indicar pra fazer melhor, ou pra quem pra quem nunca fez curso (isto e por nao seber usar o material indicado) e o suficiente (porque eu mesmo nao sei pra que sreve aquele boneco de madeira e onde eu moro tudo fica longe e mesmo assim nao sei onde encontrar, ai eu uso mais a net pra melhorar as abilidades pego varias fotos e videos e fico estudadndo-os ate agora isso tem funcionado mas e muito lento o processo e ainda minha mae nao me ajuda ai acaba com o sonho do mulequi) e eu to bem apressado pra fazer o primeiro episodio mas nao consigo nem fazer o esboço (sei la se e mesmo esse o nome ) mas to na luta pra ele ver que esse mercado apesar de pouco conhecido tambem da dinheiro ( de vez em quando eu ajudo os meus amigos que desenham mas e o mesmo problema eles duvidam de si mesmo por causa dos pais, sei que eles querem o melhor pra nos mas te confesso que so sei desenhar e se eu nao fizer isso serei mais um perdido na vida e tambem onde eu moro nao tem niguem que seja do mesmo nivel que eu, ai eu fico sendo um professor sem ter tido um foi um tanto dificio chegar onde chegei isto e nas abilidades como mangaka, mas o negocio e que ainda "ainda" nao cheguei a lugar nenhum.

  4. Olá Cadu!
    Eu me chamo Cajila, e sou estudante de Design na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Sou monitora de um dos projetos da instituição: O laboratório de Quadrinhos e Ilustrações da UNEB.
    O meu Professor e Orientador da monitoria, desenvolveu uma HQ na qual arte-finalizei, e gostaria de saber como e onde posso publicar essa História, seja virtualmente (em algum blog de quadrinhos) ou se você sabe de alguma revista de HQ que aceite materiais para publicação.

    Beijos

  5. oi desenho desde os meu 6 anos,nunca fiz curso de desenho nasci e herdei o dom do meu pai!
    hoje tenho 20 anos e tenho mais de 100 personagens e 300 monstros voltado para jogos de rpg!
    estou criando minha propria historia em quadrinho,mas ,estou com medo de divulgar meus desenhos,pois nao tenho os direitos autorais dos desenhos!
    o q eu tenho q fazer??

  6. Ezandro, como já expliquei em um comentário acima, A Lei de Direito Autoral brasileira diz que o direito autoral (moral e patrimonial) é dado ao autor no momento da criação de suas obras. O seja, se você criou uma obra, os direitos autorais dela já são seus automaticamente.

    E eu não entendi direito com o que você quis dizer como "vender alguns desenhos para a marvel". Se com isso você quis dizer que quer trabalhar como desenhista nos quadrinhos deles, então sugiro você procurar alguma Agência de desenhista brasileiros que trabalha pra Marvel, como a Art&Comics.

  7. oi tudo bem com vcs
    queria dizer que eu tenho 19 anos e aprendi a lé e escreve faz 2 anos sei desenha bem fiz um curso mas tive que sai faz 9 meses que eu nao desenho por que nao sei se vou consequi ser bom eu nao escrevi nada a inda tenho medo de tenta por que eu nao sei escrever direito vcs tem como me dizer se uma pessoa que na escreve direito é tem medo i tem ploblemas de todos os tipos vc asa que eu tenho sanse favor seja verdadeiro ta

  8. Favio, é essencial que você, antes de começar a escrever suas histórias, domine as regras gramaticais e ortográficas do português. É claro que numa primeira escrita de um texto é comum acontecer erros de ortografia, concordância, etc, pois normalmente a gente passa "vícios de linguagem oral" para o texto. Mas esses erros podem ser consertados numa revisão de texto posterior. No entanto, sempre que possível, devemos tentar evitá-los, ainda mais quando escrevemos um texto literário.

    Conhecer a língua não é apenas conhecer as normas prescritivas da gramática, mas também conhecer todas as variações linguísticas que surgem a partir dela, já que a língua é viva e está em eterna transformação. A gramática normativa é uma forma de unificar e facilitar o entendimento dos textos, mas nunca deve ser uma camisa de força. No entanto, é preciso conhecer a forma para poder deformá-la. Alguns autores, como Guimarães Rosas, ficaram conhecidos por seus neologismos, e pela forma como desconstruíram a língua. Mas eles só conseguiram fazer essas desconstruções da língua porque a conheciam bem.

    Hoje em dia, com a Internet, se tornou bem mais fácil estudar por conta própria. Há diversas gramáticas e manuais de redação que você pode baixar gratuitamente. Dê uma procurada por elas, e comece a estudar. E boa sorte nos seus estudos. =)

  9. Eu estou com uma duvida boba, depois que eu desenhei a lápis contornei com os materiais de cor preta,o que eu faço? escaneio para o PC e la eu escrevo edito e pinto? se é assim tem algum programa especifico? mas se não for? oque tenho que fazer? eu quero produzir tipo aos que vende no mercado como a DC ou MARVEL,se não tiver como produzir assim tem como chegar pelo menos perto disso? RESPONDAM POR FAVOR. OBRIGADO.

  10. Felmansil:Eu também era assim a menos de 08 messes, eu comecei a comprar tutoria de métodos de desenhos ,assistir tutorias etc, e hoje eu nem acredito que eu estou desenhando bem melhor, não é lá estas coias como um desenhista profissona mas da para ser o melhor do colégio. Qualquer duvida entre em contato comigo.
    Meu e-mail: equilael.herique@hotmai.com
    Espero ter ajudado.Abraços.

  11. oi quero dizer que li alguns de suas histórias em quadrinhos e gostei muito, principalmente a do homem grilo muito legal mesmo.

    acabo de criar um blog de uma história que eu criei e gostaria que visitasse e deixasse lá uma critica opinião, agradeço!

  12. Olá! Estou aqui novamente para agradecer ao Cadu Simões pelos acessos ao meu blog.

    Desde que deixei o endereço aqui verifiquei muitos acessos e a maior parte vei daqui, por isso eu quero agradecer muito.

    Obrigado mesmo pela ajuda, meu blog tem recebido cada vez mais visitas, boa parte vem do Cadu Simões.

    Muito OBRIGADO MESMO!!!

  13. oi pessoal 😀

    eu e minha bff temos uma revistinha há cerca de um ano, estou tentando publicá-la, mas nossos personagens são inspirados em pessoas reais e uma dessas pessoas quer 10% do lucro de nossa hq, sendo que essa pessoa não faz NADA! e agora? se ficarmos famosas? ele vai nos processar? ajuda ae!

  14. Boa tarde!

    Obrigado por mostrar o caminho, mas tenho uma dúvida, qual e o programa que se você usa para exibir a suas histórias em quadrinhos?, também servira para o blogger?

  15. Minha duvidas e preocupações são se alguém me copiar, roubar meus quadrinhos pela internet… e várias outras.. Eu gostaria que alguém ajudasse me a colorir o meu quadrinho feito á mão ou vender para uma empresa para eles fazerem uma versão melhor e eu ter um direito acima disso…

  16. Eu comecei a planejar o ano 1 de publicação da minha revista em quadrinhos, são doze revistas de 64 páginas cada e só tenho algumas dúvidas:se eu publicar elas antes de registrar os direitos alguém poderia roubar a minha revista? E esse negócio de ISSN? eu tenho planos de lançar a revista em janeiro de 2016 e espero resposta

  17. Carolina vc tem que chegar na pessoa e falar se vc não ajudar vc não tera nem 1% do lucro e essa pessoa nem pode te processar e se puder nem adianta se vc tiver provas contra ela eu te aconselho a filmar no momento que vcs estiverem fazendo uma HQ ai vc pega essa pessoa não fazendo nada dai vc ja tem uma prova

  18. Fala aí galera,tenho 16 anos e passei a vida inteira desenhando e aprimorando meus quadrinhos mas nunca lucrei com isso e planejo vender uma hq minha q está toda feita a mão,alguém pode me dizer honestamente o quanto deve custar a minha história?

  19. Ola cadusimoes eu e minha amiga criamos um livro e agora queremos fazer gibi tambem como nao temos muita especialidade tem como nois ajudar dando dicas de como se cria os materias que precisam os programas tem como passar seu numero do whatts

Deixe uma resposta